quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Boeing 757

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Boeing 757 é um avião de porte médio, narrow-body, bimotor fabricado pela Boeing. As versões para passageiros do 757 pode transportrar entre 186 e 279 passageiros, e possui um alcance máximo de 3.100 a 3.900 milhas náuticas (5.900 a 7.200 km) dependendo da variante e configuração de assentos. O Boeing 757 foi produzido em dois comprimentos de fuselagem: o original 757-200 entrou em serviço em 1983, e o 757-300 entrou em serviço em 1999. Versões cargueiras do 757-200, o 757-200PF e o 757-200SF, também foram produzidos.
Lançado com pedidos da Eastern Air Lines e British Airways em 1978, o Boeing 757 foi desenvolvido para substituir o anterior narrow-body Boeing 727, trijato, em rotas curtas e médias. O 757 foi concebido e projetado em tandem com o Boeing 767, uma aeronave wide-body bimotora com a qual compartilha características do projeto ecockpit para dois tripulantes. As similaridades na operação entre as duas aeronaves permitiu aos pilotos obterem um certificado tipo único para operar ambos os jatos, após o término de um curso de transição. Após sua introdução, o 757 se tornou comumente utilizado por vários operadores nos Estados Unidos e Europa, e particularmente com as empresas cargueiras americanas e empresas na Europa que realizam voo charter. O 757 também foi adquirido para uso governamental, militar, e transporte VIP.
O Design
O Boeing 757 é um monoplano de asa baixa, cantilever, com uma cauda convencional com um único estabilizador vertical e leme. Possui dois trem de pouso principais com quatro rodas cada e um trem de pouso no nariz. A asa possui um ângulo negativo de 25 graus, e a aeronave otimizada para obter uma velocidade de cruzeiro de Mach 0.8. Para propósitos de espaçamento controle de tráfego aéreo, a FAA requer uma separação maior atrás do 757 que qualquer outra aeronave da mesma categoria devido à tendência de produzir forte turbulência.
O desenho do cockpit do 757-200, compartilhado com o 767, utiliza seis telas CRT da Rockwell Collins para mostrar a instrumentação de voo através de equipamentos eletrônicos. As telas são utilizadas para o EFIS (Sistema de Instrumentos Electrônicos de Voo), indicação de parâmetros dos motores e do EICAS, assumindo o papel do engenheiro de voo.
O 757-200 introduziu um interior que se tornou padrão em todas as aeronaves narrow-body da Boeing (incluindo os clássicos do modelo Boeing 737) até o lançamento do 737NG (Next Generation), que trouxe um interior renovado, emprestando elementos do estilo do Boeing 777. O interior do 757 oferece um layout de até seis assentos na mesma fileira (3+3) com um único corredor central. O 757 poderia ser comprado com a opção de quatro portas de cada lado, ou três portas mais quatro janelas de saídas de emergência sobre as asas.

Instalação do winglet

Os elevados preços de combustível uma grande pressão para as empresas aéreas melhorarem a eficiência de combustível de sua frota. Um 757-200 da American Airlines consome US$4.153 do querosene para voar de St. Louis até São Francisco em 2004; em 2008, a mesma quantidade de combustível, era US$14.676 uma forma de melhorar a eficiência de uma aeronave é reduzindo o arrasto induzido instalando winglets. Apesar da produção da aeronave ter cessado, os winglets estão disponíveis pela Aviation Partners Inc. de forma a aumentar a eficiência do combustível e alcance da aeronave.
Variantes
Boeing 757-200
O 757-200, foi responsável pela maioria das vendas do modelo. Esta versão pode carregar de 190 a 228 passageiros em uma única classe. Foi o principal sucessor do Boeing 727.
Boeing 757-200F
A Boeing ainda lançou uma versão cargueira, em 1985, chamada de 757-200F. A primeira empresa operadora do modelo foi a UPS. O 757F não possui janelas ou portas no interior da aeronave. Uma grande porta foi instalada na parte dianteira da aeronave. A tripulação embarca em uma porta exatamente ao lado da cabine dos pilotos. Pode carregar 15 pallets.
Muitos 757-200s foram convertidos para 757-200 SF (Special Freighters), a maioria pela DHL. A conversão envolve a instalação de uma porta na dianteira e a esquerda da aeronave, e a remoção de todos os artigos necessários para carregar passageiros.
Boeing 757-300
Esta versão é 7,15 metros mais comprida que o original -200. O 1º vôo foi em Agosto de 1999. Tem capacidade de carregar até 289 passageiros. O interior conta com aspectos do Boeing 737 Next Generation e do Boeing 777. É muito apreciado para voos charter, pela eficiência e a maior capacidade de carregar passageiros.
  • Fabricante: Boeing
  • Tipo: Avião Commercial
  • Capacidade: 200- 2 classes de passageiros
  • Custo Unitario: B757-200 US$65 milhões / B757-300 US$80 milhões (2002)





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