As principais companhias aéreas russas há várias décadas usam o Tu-154, tendo ele transportado cerca de metade de todos os passageiros que voaram pela Aeroflot e suas subsidiárias - aproximadamente 137 milhões de passageiros por ano. Também foi exportado e operado por outras companhias aéreas, em pelo menos 17 países.
Tu-154A
A primeira versão atualizada do original Tu-154, acrescentou ao modelo anterior, em produção desde 1974, uma seção central de reservatórios de combustível e mais saídas de emergência, enquanto os motores foram atualizados para o Kuznetsov NK-8-2U. Outras modficações incluem abas e slats automáticos e controles de estabilidade, além de modificações na aviônica. O peso de decolagem aumentou para 94 ton.
Havia 15 diferentes esquemas do interior para os diferentes clientes domésticos e internacionais do avião, que carregava entre 144 e 152 passageiros. Ostentava os números de matrícula de 85056 a 85119.
Tu-154B
Como os modelos Tu-154 e Tu-154A sofreram rachaduras nas asas após apenas alguns anos de serviço, uma versão com uma nova e mais forte asa, designada Tu-154B, entrou em produção em 1975. Ela também tinha um reservatório extra de combustível no tanque da fuselagem, saídas extras de emergência na cauda, e o peso máximo de decolagem cresceu para 98 ton. Na Aeroflot foi também importante para que o aumento da capacidade de passageiros proporcionasse custos operacionais mais baixos. O avião mantinha os motores NK-8-2U e, com isso, a única forma de melhorar a economia do avião estava em aumentar o número de assentos. O piloto automático deste modelo foi certificado pela OACI, na categoria II.
Nesse período, as aeronaves anteriores (Tu-154 e Tu-154A) também receberam modificações desta versão, como a substituição da asa. Nelas o peso limite de carga também aumentou para 96 ton.
No total, foram construídos 111 Tu-154B, que receberam números de matrícula de 85120 até 85225.
Tu-154M
A mais famosa versão e a maior modificação de toda a série. Vôou pela primeira vez em 1982 e entrou em produção em massa em 1984. Dispunha de 2 motores Soloviev D-30KU-154 que consumiam muito menos combustível e proviam maior aerodinâmica. Agora a aeronave passava a ter 2 conjuntos de flaps (antes eram 3) que podiam baixar até 36 graus a mais do que o anterior, e diminuiam o barulho na aproximação para o pouso. Também ganhou uma nova unidade de força auxiliar (a famosa APU) que tinha várias modificações.
O peso máximo de decolagem chegava, em algumas aeronaves foram certificadas, a até 104 ton (antes eram 100 ton).
- Fabricante: Tupolev
- Tipo: Avião Comercial
- Velocidade Máxima: 950 km/h
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