domingo, 22 de janeiro de 2012

ATR-72

O ATR-72 Aerospatiale é uma aeronave de médio porte e propulsão turboélice combinada com asas altas, fabricada a partir da década de 1980 na França pela ATR - Avions de Transport Regional, cujo projeto voltado para a utilização da aeronave no mercado civil de transporte aéreo regional de passageiros, em rotas curtas e médias, conta com as características necessárias de robustez estrutural e conforto para atender a necessidade de companhias aéreas por um tipo de equipamento para a operação lucrativa e segura em pequenas e médias cidades, geralmente com infraestrutura menos sofisticada que a infraestrutura oferecida nos grandes aeroportos internacionais das grandes cidades. 
Caracterização
O ATR-72 Aerospatiale, com capacidade de transportar 68 ou 72 passageiros, dependendo da configuração adotada, é largamente utilizado no Brasil e em outros países, principalmente pelas linhas aéreas regionais e o seu principal concorrente é o Q-400 da De Havilland Canada, de propriedade da Bombardier Aerospace.
O ATR-72 (maior) e o ATR-42 (menor) fazem parte da família ATR.
O ATR-72 foi projetado especialmente para atender pedidos de companhias aéreas regionais por um tipo de equipamento adaptado para operação em pistas de pouso com menos de 1.850 metros de comprimento, com procedimentos de decolagem e aproximação mais complicados, praticamentes todas as aeronaves turboélice modernas têm mais potência estática (tração estática) que aeronaves a jato de mesmo tamanho e peso máximo de decolagem.
Entretanto, do ponto de vista econômico, em rotas de mais de 750 quilômetros, aeronaves com motorização turbofan (como o ERJ-190 da Embraer, por exemplo) são mais vantajosas que as aeronaves turboélice regionais atuais, pois são mais velozes e têm produtividade três vezes maior, em função justamente da velocidade de cruzeiro maior.
A Aerospatiale é um respeitável integrante do consórcio EADS, mais conhecido como a corporação proprietária do tradicional fabricante de jatos comerciais para transporte de passageiros Airbus, do veículo lançador de satélites ARIANE e dos helicópteros produzidos no Brasil pela marca Helibras / Eurocopter , incluindo o Esquilo, o EC-120 Colibri e o EC-130, ambos com rotor fenestron, entre outros modelos.
O ATR-72 Aerospatiale tem uma porta extra na lateral esquerda dianteira da fuselagem que serve para introdução facilitada e rápida de encomendas por pequenos conteineres ou pallets, cujo importante complemento no faturamento de companhias aéreas regionais nesse tipo de serviço auxiliar expresso melhora as suas receitas para cobrir os seus custos operacionais e despesas administrativas, com margens de lucro.
O ATR-72 começou a ser produzido no início da década de 80, e desde então mais de 400 unidades estão voando no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
  • Fabricante: ATR

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