quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Embraer EMB-120 Brasília

O Embraer EMB-120 Brasília é um avião turboélice bimotor pressurizado de alta-performance, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.
Com capacidade para trinta passageiros, foi um avião largamente adotado por companhias aéreas regionais norte-americanas e europeias, que adquiriram dezenas de unidades do modelo, principalmente nas décadas de 80 e 90.
O Brasilia é equipado com motores Pratt & Whitney dotados de hélices quadripás da marca Hamilton, tem velocidade máxima de cruzeiro de 583 km/h e alcance de 1.482 km.
 História
Após os bons resultados obtidos com o Bandeirante, a Embraer lançou em abril de 1980 o projeto do Brasília, que logo alcançou uma carteira de pedidos com mais de 100 unidades, garantindo o sucesso do avião.
Seu primeiro voo ocorreu se deu em 7 de julho de 1983, com a entrada em serviço em outubro de 1985, pela empresa norte americana ASA - Atlantic Southeast Airlines.
Na metade da década de 90 a Embraer submeteu às autoridades aeronáuticas brasileiras, norte-americanas e europeias, um novo Plano de Manutenção Programada do EMB-120 Brasília, resultando numa significativa redução de aproximadamente 10% no custo operacional do equipamento, com intervalos maiores entre revisões, isto tornou este avião ainda mais competitivo.
Nessa mesma época, uma nova versão "Quick Change" do EMB-120 Brasília foi lançada, adaptada para transporte de passageiros e de carga, aumentando assim a produtividade do equipamento.
Mais de 350 unidades de EMB-120 Brasília estão a voar, o que comprova as boas características da aeronave.
O modelo ainda se encontra em fabricação, porém sem pedidos em carteira.
No Brasil
 O avião voou no Brasil pelas asas da Rio Sul, Meta, Rico, Air Minas, Passaredo, Interbrasil STAR, OceanAir, Pantanal, Nordeste, Penta, TAVAJ, KMW Táxi Aéreo, America Air e FAB. A própria fabricante Embraer usa um Brasília, número de série 120323, de matrícula PT-SXP, para transportar funcionários entre as fábricas de São José dos Campos (matriz), Gavião Peixoto e Botucatu, numa operação "shuttle". O Brasilia 120313 de matrícula PP-PSC já foi usado como shuttle pela Embraer também (hoje opera na FAB sob o registro FAB2020). Esporádicamente o Shuttle também é usado em transporte da Diretoria ou convidados da empresa.
  • Fabricante: Embraer
  • Tipo: Avião Commercial (Turboélice\0
  • Primeiro Vôo: julho de 1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário