quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bombardier Learjet 45

O Learjet 45 é um jato executivo de pequeno porte, com capacidade para oito ou dez passageiros, projetado pelo fabricante estadunidense Learjet, de propriedade da corporação canadense Bombardier.
O Learjet 45 é o primeiro projeto totalmente novo da Learjet, desde a criação do seus primeiros produtos comerciais, o Learjet 23 e o Learjet 24, na década de 1960.
É um produto totalmente original, com as suas seções da fuselagem com perfil oval, uma nova tendência mundial da engenharia aeronáutica, adotada também no projeto japonês Mitsubishi Diamond (posteriormente comprado pela americana Beechcraft e renomeado como Beechjet 400-A) e também seguida pelos jatos regionais da família ERJ-170/ERJ-190 do fabricante brasileiro Embraer e pelo jatinho executivo Phenom 300. Este novo formato ovalado resulta em mais conforto (espaço interno) para os passageiros.
A nova série de motorizações que equipa o Learjet 45, a "Dash" TFE da Honeywell, consome menos combustível que as turbinas anteriores e foi projetada para um maior intervalo entre as revisões, resultando em um menor custo operacional. As asas em material composto são mais leves e resistentes, com menos partes e peças em relação aos modelos anteriores, facilitando a manutenção e reduzindo custos.
A autonomia de vôo do Learjet 45 situa-se ligeiramente acima da faixa de alcance de outros jatinhos executivos para viagens interestaduais e internacionais.
As vendas do Learjet 45 foram iniciadas na década de 1990 e já acumulam mais de 200 unidades encomendadas e unidades entregues, inclusive algumas delas no Brasil.
  • Fabricante: Bombardier
  • Tipo: Jato Executivo
  • Capacidade: 8 á 10 passageiros
  • Custo Unitário: US$11,5 milhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário